segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

A abordagem da matemática no 1º ciclo

A matemática é a disciplina que os alunos mais tem preconceitos a se aprender. É sabido que cada vez mais os alunos de forma geral vem com um determinado preconceito em relação a essa disciplina. Quantas vezes não ouvimos expressões como "Ah, isso é difícil", "Ah, isso é chato", "Como é complicado", "Odeio quem inventou matemática", entre outras, uma vez que a matemática é uma das ciências mais presentes no nosso cotidiano. Um dos papéis do professor é tornar mais amigável e atrativa a disciplina para inibir os preconceitos em relação a ela e obter resultados mais efetivos em relação a aprendizagem de seus alunos, incorporando as suas práticas profissionais formas alternadas de ensino. Pensando desta forma que elementos podem e devem ser agregados as práticas profissionais na sala de aula para atrair o aluno à disciplina de matemática?

Dênis Rodrigues da Silva 

2 comentários:

  1. Acho que a Matemática é útil em todo o nosso dia-a-dia. Nós para irmos ao supermercado, necessitamos de fazer contas. Mas para as fazer-mos, necessitamos de aprender.
    A Matemática deve ser familiarizada às crianças logo desde que elas são pequenas. No entanto, hoje em dia, cada vez mais são as crianças que nem querem saber da Matemática.
    Tal como o Dênis disse, o professor deve cada vez mais, procurar a ajudar a criança a gostar da Matemática e não deixar que diga: "não consigo fazer"; "não gosto disso"...

    ResponderEliminar
  2. Raquel e mais, vejo também que o desestimulo por parte das crianças em relação a matemática, vem na maioria das vezes de um profissional mal preparado para o ensino desta disciplina e assim não invando nos métodos para fazer com que de fato um aluno se sinta a vontade e tire o máximo aprendizado em matemática.

    ResponderEliminar