quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Adoção ou Barriga de Aluguer?

Em caso de impossibilidade de ter filhos biológicos, o que vocês fariam?

Adoção que significa acolher uma criança, necessitada de carinho familiar, residente nos milhares de instituições. A família é livre de escolher: se mais velho ou mais novo; menino ou menina.

Acompanha essa criança e dá-se a conhecer de forma a criar alguma ligação.

Em Portugal é um processo demorado, a criança é autorizada a passar alguns fins-de-semana em casa da família e participar em passeios.

OU

Barriga de aluguer consiste na gestação por substituição. Requer a cooperação de três pessoas: mulher, homem (casal ou não) e mulher "exterior" à relação.

Através de inseminação in vitro ou artificial, o esperma do homem é inserido no óvulo da mulher "exterior". Desta forma, todos os sintomas, os procedimentos, exames médicos ficam a cargo dela. Os pais acompanham constantemente as evoluções e após o nascimento da criança, esta é-lhes entregue e efetua-se o pagamento monetário.

<O número de portugueses a recorrer a barrigas de aluguer tem vindo a aumentar, apesar de a lei portuguesa não permitir este tipo de contratos. Valores chegam aos 90 mil euros>

Pessoalmente, concordo com a adoção e será a medida que tomarei se, futuramente, algo menos bom acontecer.

Sou completamente contra a ideia de barriga de aluguer, porque tratar uma criança como se fosse uma mercadoria para mim é impensável.



Ana Gomes

2 comentários:

  1. A evolução da ciência e da medicina tem revelado cada vez mais maneiras alternativas a ter filhos biológicos. Assim, cada vez mais os pais experimentam todas as alternativas que tem para ter os seus próprios filhos, deixando para última hipótese a adoção. Um exemplo foi o caso de sucesso do primeiro bebé nascido de um útero transplantado. Deixo o link para puderem conhecer este caso : https://www.youtube.com/watch?v=Ukw3kDLZews

    ResponderEliminar
  2. Concordo completamente contigo. Existem tantas crianças pelo mundo inteiro encarregues a uma instituição, que precisam de tanto amor e carinho, mas sobretudo de uma família e que não têm.
    Hoje em dia, já é mais comum ver casais que não conseguem realizar o desejo de algum dia serem pais. Existe a possibilidade, tal como tu referis-te, de adoptar ou "comprar" barriga de aluguer. Concordo quando tu dizes que "porque tratar uma criança como se fosse uma mercadoria para mim é impensável". Uma criança não é um objeto que se encontra à venda aqui ou acolá. É um ser humano tal como todos nós.
    Voltando agora ao tópico da adoção, acho que é uma grande "ideia" os pais "recorrerem" a este método. Podem tornar a vida de uma criança inocente, num conto de fadas. Podem dar-lhe o amor e o carinho que tanto necessitam. Podem dar-lhe uma família. Podem dar-lhe o conforto (suficiente) que nunca tiveram.

    ResponderEliminar