quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Como se explica a uma criança que, em vez de ter pai e mãe, tem duas mães ou dois pais?

Hoje em dia, um tema, que antes era pouco abordado e que tem vindo a ser mais aberto a questões e perspetivas por parte das sociedades atuais, é o facto de existirem, para além de casais constituídos por um elemento do sexo feminino e outro do sexo masculino, os casais formados por duas pessoas do mesmo sexo.

Ora, podendo estes casais adotarem crianças e considerá-las como seus filhos:
  • Como é que irá ser o percurso e o convívio com as outras crianças em âmbito escolar e social?
  • Como será a educação transmitida por estes pais?
  • Será que são vistas com outros olhos?
  • Será que são postas de parte?




Ana Carolina Carmo

2 comentários:

  1. Acho que se as coisas forem bem explicadas, as crianças vão perceber. Na minha opinião, acho que serem os dois dos mesmo sexo ou de sexo diferente, é irrelevante.
    Não discordo que os casais do mesmo sexo, possam ter a possibilidade de adotar. Se conseguirem dar o amor e carinho que a criança necessita, porque não poderem adotar? Muitas vezes, estes casais, preenchem mais a criança, do que um casal com os 2 sexos.
    Como explicar a uma criança isto quando entrar para a escola? Agora, ainda não se veem muitos casos destes, mas mais para a frente, isto vai começar a tornar-se comum e aí ninguém vai ter complexos em dizer que tem duas mães, ou dois pais.

    ResponderEliminar
  2. Essa questão acredito que devemos interpretar como a sociedade se comporta de forma preconceituosa, quando impõe padrões a determinados comportamentos. Quando uma criança e assim evoluindo, notar o amor, o carinho, a dedicação e o empenho e fazer por reconhecer tudo isso como uma soma de fatores, qual o problema que seus criadores sejam duas pessoas do mesmo sexo? Acredito que essa explicação deva vir de forma natural e espontanea quando estiverem preparados para isso, ou seu filho perguntar, deve se evitar ficar prolongando o assunto por muito tempo.

    ResponderEliminar